Diretrizes para Autores dos textos dos Almoços de Educação Matemática
Prazo final para envio dos artigos: dia 03 de Dezembro de 2010.
Algumas normas para o artigo a ser apresentado nos Almoços de Educação Matemática (Textos sob a responsabilidade dos autores, sem avaliação externa).
Os artigos devem conter, nesta ordem, o título (em negrito e caixa alta), o nome do(s) autor(es), os locais de trabalho, e-mail (tudo centralizado) resumo e palavras-chave (máximo de 5 (cinco) em português, alinhado à esquerda.
A formatação final do artigo será feita como segue:
- espaço de 1,5 entre linhas;
- formato A4;
- Times New Woman;
- justificado;
- margens superior e inferior: 2,5;
- margem a esquerda:3,0;
- não há número mínimo nem máximo de páginas;
- numerar as páginas;
- enviar uma cópia em formato PDF.
Os padrões deverão obedecer às normas da ABNT de citações NBR 10520 e referências NBR 6023.
Exemplos de referências:
Livros: DINA, Antonio. A fábrica automática e a organização do trabalho. 2. ed.
Petrópolis: Vozes, 1987.
Capítulo de livro: ROMANO, Giovanni. Imagens da juventude na era moderna. In:
LEVI, G.; SCHMIDT, J. (Org.). História dos jovens 2. São Paulo: Companhia das
Letras, 1996. p. 7-16.
Artigo de periódico: SEKEFF, Gisela. O emprego dos sonhos. Domingo, Rio de
Janeiro, ano 26, n. 1344, p. 30-36, 3 fev. 2002.
Documento eletrônico: SILVA, M. M. L. Crimes da era digital. .Net, Rio de Janeiro,
nov. 1998. Seção Ponto de Vista. Disponível em: <HTTP://www.brazilnet.com.br/
contexts/brasilrevistas.htm>. Acesso em: 28 nov. 1998.
Artigo de revista:
CITAÇÃO
Citação Direta
"É a transcrição ou cópia de um parágrafo, uma frase ou uma expressão, usando
exatamente as mesmas palavras usadas pelo autor do trabalho consultado. Nesse caso,
repete-se palavra por palavra e estas devem vir, obrigatoriamente entre “aspas duplas”,
ou com destaque gráfico, seguidas da indicação da fonte consultada.”
Citação Indireta ou Paráfrase
"É a transcrição das idéias de um autor usando suas próprias palavras. Ao contrário
da citação direta, a citação indireta deve ser encorajada pois é a maneira que o
pesquisador tem de ler, compreender e gerar conhecimento a partir do conhecimento
de outros autores."